Rejeição 208: CNPJ do destinatário inválido – Como resolver?

Causa

Quando for emitida uma NF-e com o CNPJ do Destinatário inválido, com erro no preenchimento, apenas zeros ou com o dígito verificador inválido, será retornada a rejeição 208 – CNPJ do destinatário inválido

Exemplo

Foi emitida uma NF-e e o CNPJ do destinatário foi preenchido apenas com zeros. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 208.

  • No arquivo XML
<dest>
<!-- o CNPJ foi informado com apenas 0 (zeros) -->
    <CNPJ>00000000000000</CNPJ>
    <xNome>NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL</xNome>
    <enderDest>
        <xLgr>BARAO DO RIO BRANCO</xLgr>
        <nro>327</nro>
        <xBairro>CENTRO</xBairro>
        <cMun>3526407</cMun>
        <xMun>LARANJAL PAULISTA</xMun>
        <UF>SP</UF>
        <CEP>18500000</CEP>
        <cPais>1058</cPais>
        <xPais>BRASIL</xPais>
    </enderDest>
    <indIEDest>1</indIEDest>
    <IE>123456789</IE>
</dest>
  • No arquivo TXT
E02|00000000000000| 
E05|BARAO DO RIO BRANCO|327||CENTRO|3526407|LARANJAL PAULISTA|SP|185000000|1058|BRASIL|| 

Como Resolver

Deve-se informar o CNPJ válido para o destinatário, que exista no Sintegra. Informado o CNPJ do destinatário, válido e existente no Sintegra, basta reenviar a NF-e para processamento.

Saiba como consultar a Inscrição Estadual (IE) no Sintegra clicando aqui

Referência

Nota Técnica 2015/002 (v. 1.30) – http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=v9JbkEY7evI=