Causa
Quando for emitida uma NF-e com o CNPJ do Destinatário inválido, com erro no preenchimento, apenas zeros ou com o dígito verificador inválido, será retornada a rejeição 208 – CNPJ do destinatário inválido
Exemplo
Foi emitida uma NF-e e o CNPJ do destinatário foi preenchido apenas com zeros. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 208.
- No arquivo XML
<dest>
<!-- o CNPJ foi informado com apenas 0 (zeros) -->
<CNPJ>00000000000000</CNPJ>
<xNome>NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL</xNome>
<enderDest>
<xLgr>BARAO DO RIO BRANCO</xLgr>
<nro>327</nro>
<xBairro>CENTRO</xBairro>
<cMun>3526407</cMun>
<xMun>LARANJAL PAULISTA</xMun>
<UF>SP</UF>
<CEP>18500000</CEP>
<cPais>1058</cPais>
<xPais>BRASIL</xPais>
</enderDest>
<indIEDest>1</indIEDest>
<IE>123456789</IE>
</dest>
- No arquivo TXT
E02|00000000000000|
E05|BARAO DO RIO BRANCO|327||CENTRO|3526407|LARANJAL PAULISTA|SP|185000000|1058|BRASIL||
Como Resolver
Deve-se informar o CNPJ válido para o destinatário, que exista no Sintegra. Informado o CNPJ do destinatário, válido e existente no Sintegra, basta reenviar a NF-e para processamento.
Saiba como consultar a Inscrição Estadual (IE) no Sintegra clicando aqui
Referência
Nota Técnica 2015/002 (v. 1.30) – http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=v9JbkEY7evI=