Causa
Quando for emitida uma NF-e e o CPF do Destinatário (Campo: dest / CPF – ID: E03) for informado com apenas zeros, com sequência numérica incorreta ou dígito verificador (último número do CPF) inválido, será retornada a rejeição 237 – CPF do destinatário inválido.
Exemplo
Foi emitida uma NF-e com o CPF igual à “00.000.000-00”. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 237
- No arquivo XML
<dest>
<!-- O campo CPF foi informado com apenas 0 (zeros) -->
<CPF>00000000000</CPF>
<xNome>NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL</xNome>
<enderDest>
<xLgr>RUA DAS FLORES</xLgr>
<nro>1000</nro>
<xBairro>CENTRO</xBairro>
<cMun>3526407</cMun>
<xMun>LARANJAL PAULISTA</xMun>
<UF>SP</UF>
<CEP>18500000</CEP>
<cPais>1058</cPais>
<xPais>BRASIL</xPais>
<fone>1599199988</fone>
</enderDest>
<indIEDest>9</indIEDest>
</dest>
Como Resolver
Deve-se informar um CPF válido para o Destinatário da NF-e. Solicite ao seu cliente o CPF correto. Um caso muito comum ocorre quando é digitado errado o número do CPF pelo usuário que está realizando a emissão da NF-e. Feita a correção, basta reenviar a NF-e para processamento.
Referência
Manual de Orientação do Contribuinte – http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=9hd38oni4Nc=