Rejeição 237: CPF do destinatário inválido – Como resolver?

Causa

Quando for emitida uma NF-e e o CPF do Destinatário (Campo: dest / CPF – ID: E03) for informado com apenas zeros, com sequência numérica incorreta ou dígito verificador (último número do CPF) inválido, será retornada a rejeição 237 – CPF do destinatário inválido.

Exemplo

Foi emitida uma NF-e com o CPF igual à “00.000.000-00”. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 237

  • No arquivo XML
<dest>
<!-- O campo CPF foi informado com apenas 0 (zeros) -->
    <CPF>00000000000</CPF>
    <xNome>NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL</xNome>
    <enderDest>
        <xLgr>RUA DAS FLORES</xLgr>
        <nro>1000</nro>
        <xBairro>CENTRO</xBairro>
        <cMun>3526407</cMun>
        <xMun>LARANJAL PAULISTA</xMun>
        <UF>SP</UF>
        <CEP>18500000</CEP>
        <cPais>1058</cPais>
        <xPais>BRASIL</xPais>
        <fone>1599199988</fone>
    </enderDest>
    <indIEDest>9</indIEDest>
</dest>

Como Resolver

Deve-se informar um CPF válido para o Destinatário da NF-e. Solicite ao seu cliente o CPF correto. Um caso muito comum ocorre quando é digitado errado o número do CPF pelo usuário que está realizando a emissão da NF-e. Feita a correção, basta reenviar a NF-e para processamento.

Referência

Manual de Orientação do Contribuinte – http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=9hd38oni4Nc=