É importante que o produtor rural se atente a essa determinação e esteja preparado para se adaptar às novas regras tributárias.
Imagem: pexels.com
A partir de julho de 2023, a SEFAZ – Secretaria da Fazenda ampliará a obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal Eletrônica para todas as operações realizadas pelo produtor rural, não mais se limitando apenas aos que utilizam o e-CredRural.
Atualmente, apenas os produtores credenciados no sistema são obrigados a emitir a NF-e em substituição à Nota Fiscal de Produtor. Contudo, essa determinação mudará no segundo semestre de 2023, quando todo produtor rural devera emitir a NF-e.
É importante que o produtor rural se atente a essa determinação e esteja preparado para se adaptar às novas regras tributárias.
O setor agropecuário é um dos pilares da economia brasileira e compreender quem é considerado produtor rural é fundamental para entender como funciona esse mercado.
De acordo com a legislação brasileira, produtor rural é definido como o empresário rural, pessoa natural, que exerce atividade agropecuária, extração e exploração vegetal ou animal, de pesca ou de armador de pesca de forma profissional.
Além disso, é importante destacar que o produtor rural que pretende realizar operações de circulação de mercadorias com habitualidade deve realizar a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e no Cadastro de Contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) antes mesmo de iniciar suas atividades.
Essas vantagens ressaltam a importância de emitir nota fiscal como produtor rural, não apenas para cumprir obrigações legais, mas para trazer benefícios ao negócio e à sociedade como um todo.
Agora que você, produtor rural, sabe da importância de emitir notas fiscais para suas transações comerciais. Com a nova determinação da Secretaria da Fazenda, a obrigatoriedade de emitir a NF-e será obrigatória a partir de julho de 2023, para se adequar, você precisará de uma solução eficiente para emissão das notas.
O NFGer, o software emissor de notas fiscais vai facilitar sua rotina e garantir que suas operações sejam realizadas corretamente. Com o NFGer, você terá acesso a uma plataforma de emissão de notas fiscais simples e intuitiva, que permite a emissão de NFP-e, NFC-e, NF-e.
Além disso, o NFGer oferece diversas funcionalidades que vão facilitar sua vida, como a possibilidade de envio automático de notas fiscais por e-mail e a emissão de notas em lote.
Com o NFGer, você também terá acesso a um suporte técnico especializado, que estará sempre disponível para ajudá-lo em caso de dúvidas ou problemas técnicos.
Não perca mais tempo e comece a emitir suas notas fiscais de produtor rural de forma fácil, rápida e segura com o NFGer. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita do software!
Os próximos meses serão fundamentais para a adaptação dos empresários rurais a essa nova exigência. Por isso, é recomendável que seja feito através de um software consolidado no mercado para evitar erros nas emissões e divergências tributárias.
Fique atento(a) às mudanças e conte com nossa equipe para auxiliar em todas as etapas do processo de emissão da NF-e.
Analista de TI e Marketing Digital com expertise em SEO/SEM e mídias sociais, autodidata, busca constantemente por novas tecnologias e combina habilidades em TI e o mundo corporativo para oferecer uma perspectiva única e valiosa para os leitores do blog UmPontodois Software de Gestão
É importante que o produtor rural se atente a essa determinação e esteja preparado para se adaptar às novas regras tributárias.
Causa: Quando for emitida uma NF-e e o código do município do emitente não existir na tabela de municípios do IBGE, será retornada a rejeição...
O que é GETIN? O GTIN, sigla de “Global Trade Item Number” é um identificador para itens comerciais desenvolvido e controlado pela GS1, antiga EAN/UCC....